Difusão dos princípios que regem o relacionamento entre a RD Saúde e seus stakeholders, incluindo o combate às violações trabalhistas e de direitos humanos na cadeia de fornecedores e a conformidade com leis e regulamentos. O tema considera, ainda, as medidas da RD Saúde para prevenir impactos negativos relacionados ao uso indevido de dados pessoais de clientes, fornecedores e funcionários(as), aos ataques cibernéticos e às falhas nos sistemas.
Funcionários(as), terceiros(as), clientes, fornecedores, governo, sociedade
GRI 205: Combate à Corrupção
GRI 308: Avaliação Ambiental de Fornecedores
GRI 414: Avaliação Social de Fornecedores
GRI 418: Privacidade do cliente
Políticas
Para garantir uma cultura ética e uma conduta íntegra em todas as atividades da RD Saúde, contamos com políticas e diretrizes de gestão, aprovadas pelo Conselho de Administração. Os documentos integram o Programa de Integridade e visam, além de controlar os riscos, orientar a mitigação, remediação e gestão de consequências de qualquer desvio de caráter ético, moral ou legal.
Conflitos de interesse
Os funcionários(as) e administradores(as) devem declarar potenciais situações de conflito de interesse por meio de uma declaração à área de Ética e Compliance. Se um(a) administrador(a) se deparar com um potencial conflito de interesse em uma decisão, deve se manifestar, afastar-se da discussão e não votar. Essas ações devem ser registradas nas atas de reuniões ou deliberações em que o tema foi discutido.
Também comunicamos potenciais conflitos de interesse aos stakeholders, principalmente sobre participação em outros órgãos de administração, participação acionária cruzada com fornecedores e outros públicos, existência de acionistas controladores e partes relacionadas, suas relações, transações e saldos pendentes.
Direitos humanos
Temos o compromisso inegociável com a garantia dos direitos humanos universais. No dia a dia, o Código da Gente e a Política de Direitos Humanos definem as diretrizes internas, bem como as responsabilidades de cada funcionário(a) da RD Saúde. Não admitimos nenhuma forma de exploração, assédio, desrespeito ou preconceito em nossas instalações e atividades. Repudiamos qualquer forma de trabalho infantil ou análogo ao escravo, respeitamos a diversidade e a inclusão e cumprimos as leis trabalhistas, incluindo a liberdade de associação coletiva.
A fim de cumprir com o nosso compromisso de respeitar os direitos humanos, estabelecemos um processo contínuo de devida diligência para identificar, prevenir, mitigar, monitorar e comunicar sobre os impactos a direitos humanos em suas operações e cadeia de valor. Identificamos os impactos a direitos humanos provenientes das nossas atividades, assim como das nossas relações comerciais, com base na metodologia dos Princípios Orientadores. Além disso, avaliamos os riscos a direitos humanos, adotando a metodologia dos Princípios Orientadores, que considera critérios de severidade e probabilidade, além da metodologia de Gestão de Riscos Corporativos da RD Saúde. O resultados das avaliações serão considerados nos processos, políticas, operações e atividades da Companhia e realizaremos o monitoramento da efetividade das medidas de prevenção e mitigação adotadas. Também buscamos constantemente incorporar os padrões internacionais e melhores práticas de direitos humanos em nossas operações e atividades.
Realizaremos comunicações anuais sobre o enfrentamento dos impactos aos direitos humanos identificados no Relatório Anual e de Sustentabilidade e realizaremos treinamentos e sensibilizações periódicos com a equipe de funcionários, de diferentes graus hierárquicos, para que todos estejam comprometidos e engajados com a promoção dos direitos humanos na Companhia.
Quando se constatar que a RD Saúde causou ou contribuiu para a ocorrência de impactos negativos aos direitos humanos, buscaremos implementar medidas de mitigação ou de reparação destes impactos, de maneira direta ou por meio de parcerias, buscando envolver a participação dos detentores de direito afetados.
Além disso, reconhecemos a importância de manter relacionamento e engajamento efetivos com as partes interessadas, especialmente indivíduos e grupos potencialmente impactados. Visando garantir o respeito aos direitos destas partes, a RD Saúde estabeleceu canais de comunicação e diálogo com funcionários, terceiros, clientes, investidores, fornecedores, parceiros de negócios, organizações governamentais e não governamentais, sindicatos, entidades de classe, mídia, sociedade em geral e as comunidades nas quais seus negócios são desenvolvidos.
Canal Conversa Ética
Disponibilizamos para toda a sociedade o Conversa Ética, nosso Canal de Denúncias, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e recebe denúncias sobre qualquer conduta em desacordo com a legislação nacional, nossas políticas, procedimentos e valores. O canal permite denúncias anônimas e o acompanhamento ao longo de sua tratativa.
Privacidade e segurança da informação
Nosso Programa de Proteção e Privacidade de Dados atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), proporcionando segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados para todos os titulares que compartilham dados pessoais conosco. Mantemos um programa de total adequação, que compreende não só medidas técnicas e organizacionais permanentes, capazes de garantir a segurança dos dados, mas também uma governança interna robusta, além do treinamento constante das nossas equipes e profissionais com o objetivo de prestar contas sobre o cumprimento das diretrizes, princípios e obrigações legais, de forma transparente.
Gestão de riscos
Pautamos nossa gestão de risco nas melhores práticas nacionais e internacionais, como a ISO 31000, o COSO ERM e as do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA). Além disso, o processo de gestão de riscos passa por auditoria periódica, conduzida pela auditoria interna, em conjunto com consultoria externa especializada. Internamente, nossa atuação é orientada pela Política de Gestão de Riscos, que estabelece diretrizes e responsabilidades de cada funcionário(a), além de descrever a metodologia aplicada para os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação das situações.
Confira mais detalhes das nossas iniciativas voltadas à ética, conformidade e privacidade de dados nos indicadores GRI relacionados neste painel ou no Relatório Anual e de Sustentabilidade.
* Código da Gente – Ética e Conduta na RD Saúde
* Código de Conduta do Fornecedor
* Política de transações com partes relacionadas
* Política de Combate à Corrupção
* Política de Conflito de Interesses
* Programa de Integridade
* Política de Marketing e Comunicação Responsável
* Política de Privacidade