Medidas de logística reversa e economia circular para reduzir a geração de todos os resíduos na cadeia da RD Saúde, incluindo a distribuição de sacolas plásticas pelas farmácias e o descarte de embalagens e medicamentos pelos clientes.
Funcionários(as), terceiros(as), clientes, sociedade, fornecedores, comunidades, governo
GRI 301: Materiais
GRI 306: Resíduos
Geração e destinação
A natureza de nossa operação gera impactos relacionados à geração e destinação de resíduos. Para nos apoiar nessa gestão, contratamos empresas terceirizadas que fazem a coleta e correta destinação dos resíduos nas operações dos CDs e do Campus RD Saúde, além da coleta e correta destinação dos itens perigosos nas farmácias. Também utilizamos um sistema de informações, gerido pela área de Sustentabilidade, para monitorar os indicadores e garantir a conformidade com as regulamentações aplicáveis.
Em 2023, iniciamos um projeto-piloto em 20 farmácias para fazer a gestão dos resíduos comuns gerados, utilizando como premissa aterro zero. A ideia é identificar a quantidade de resíduos recicláveis e não recicláveis gerados e implementar melhorias nos processos, que irão resultar na diminuição da quantidade de resíduos gerados.
Também geramos resíduos perigosos em nossas operações. Esses materiais são recolhidos e acondicionados em lixeiras específicas, adequadamente identificadas e localizadas em locais cujo acesso é restrito. Nos CDs, esses resíduos incluem EPIs, uniformes, panos, estopas, embalagens contaminadas por óleo, graxa, tinta, solvente, combustíveis, lubrificantes, produtos químicos, lâmpadas fluorescentes e equipamentos eletrônicos. Já nas farmácias, os resíduos gerados são classificados de acordo com as normas da Anvisa e do Conama, incluindo resíduos infectantes e perfurocortantes.
Logística reversa
Medicamentos:
Com o Programa Descarte Consciente, oferecemos aos clientes a possibilidade de descartarem medicamentos vencidos ou em desuso e suas bulas e embalagens em 100% de nossas farmácias. Todos os medicamentos coletados nas farmácias são enviados aos CDs e, posteriormente, em data programada, são coletados por empresa homologada pela indústria farmacêutica e levados para incineração.
Todo esse processo de logística reversa é regulamentado pelo Decreto Federal nº 10.388, de 5 de junho de 2020, que estabelece as diretrizes e responsabilidades das fabricantes e comercializadoras de medicamentos. Munir os nossos profissionais de todo o conhecimento necessário para lidar com essa demanda de trabalho em nossas farmácias também é essencial para o sucesso do programa.
Temos o compromisso de continuar garantindo a cobertura de 100% das farmácias com o Descarte Consciente e atingir o montante de 3 mil toneladas de resíduos medicamentosos coletados até 2030.
Pilhas e baterias:
Nossas farmácias servem à sociedade como Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de pilhas e baterias, atendendo ao exigido pela Resolução Conama nº 401, de 4 de novembro de 2008, em relação ao papel do comerciante no recolhimento desses itens descartados pela população. O programa é realizado em parceria com a Green Eletron, gestora para logística reversa de eletrônicos, e está presente em 100% das farmácias. Após a coleta e destinação de pilhas e baterias para os nossos CDs, trabalhamos com uma empresa terceirizada especializada na reciclagem.
Embalagens
Nosso compromisso é usar ao menos 40% de material reciclado nas embalagens de Marcas Próprias até 2030. Para avançar nessa jornada, estabelecemos uma conexão direta com fornecedores-chave de materiais para embalagens, garantindo que a sustentabilidade seja um critério essencial desde o início do desenvolvimento de novos projetos.
A nossa marca própria Natz foi lançada com 100% das embalagens de papel (cartuchos) produzidas com papel cartão 100% reciclado, com a certificação Forest Stewardship Council (FSC) e representação pós-consumo de 30%. Em meados de 2022, implementamos um projeto-piloto de circularidade para a marca, em que repassamos para o produtor do papel reciclado utilizado na produção dos cartuchos de Natz os resíduos de papel, caixas e bulas de medicamentos coletados em nossas farmácias no programa Descarte Consciente de Medicamentos.
Já a marca Vegan by Needs possui 100% das embalagens feitas com material reciclável. As bisnagas, por exemplo, são produzidas com plástico de fonte renovável, um polietileno feito a partir do etanol da cana-de-açúcar. Também trabalhamos na compensação de 100% dos resíduos de embalagens de nossas Marcas Próprias, em colaboração com as organizações Eureciclo e Reciclar pelo Brasil. Isso significa que, para cada embalagem vendida, uma equivalente é reciclada, assegurando um impacto ambiental positivo e responsável.
Outra frente relevante é a redução do uso de sacolas plásticas pelos clientes para levarem os produtos adquiridos para casa. Desde 2020, endereçamos o assunto e, em 2023, focamos nos treinamentos da nossa gente, garantindo que eles sempre questionem os clientes se a sacola é necessária. Essa prática também é utilizada na hora de emitir o cupom fiscal. Assim, os atendentes atuam como agentes de mudança de comportamento, incentivando os clientes a repensarem seus hábitos. Também reforçamos o engajamento dos clientes sobre o tema por meio de vídeos educativos publicados em nossas redes sociais, como a campanha Toda Atitude Conta. Com todas as ações de engajamento e treinamento de nossos profissionais e clientes, 37% dos atendimentos em 2023 foram feitos sem uso de sacolas e 48% das impressões de cupom fiscal foram evitadas.
Confira mais detalhes das nossas iniciativas voltadas à gestão de resíduos e logística reversa nos indicadores GRI relacionados neste painel ou no Relatório Anual e de Sustentabilidade.
• Política Ambiental e de Segurança e Saúde Ocupacional