Medidas para monitorar e reduzir nossas emissões, inclusive no escopo 3, bem como enfrentar as ameaças das alterações climáticas.
Funcionários(as), clientes, sociedade, fornecedores, governo
GRI 305: Emissões
Ter uma sociedade mais saudável está intrinsecamente ligado ao cuidado com o planeta. Por isso, nos comprometemos com a agenda global de mudanças climáticas seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Acordo de Paris, que busca limitar o aumento da temperatura a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.
Seguimos com o compromisso de encontrar caminhos para a redução de emissões absolutas, alinhadas às premissas da Science Based Targets Initiative (SBTi), que oferece padrões para construção de metas consistentes baseadas na ciência.
O nosso inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) vem sendo aprimorado desde 2018. Nos dois últimos anos, focamos nossos esforços em ampliar a coleta de informações para o escopo 3 e aprimorar nossos controles de dados. Com esse avanço, temos uma visão mais detalhada e clara sobre aonde direcionar os maiores esforços para a redução das emissões.
Como parte de nossa estratégia climática respondemos anualmente ao questionário do CDP Climate Change, principal ferramenta internacional usada para medir a qualidade da gestão das empresas no tema de mudanças climáticas. Em 2023, avançamos nosso score para A-, um marco importante para a RD Saúde. Sabemos que os maiores desafios e o maior impacto da jornada de descarbonização da RD Saúde estão no escopo 3, em nossa cadeia de suprimentos. Em 2022, passamos a usar o CDP Supply Chain como forma de engajar os fornecedores e estimular a divulgação de suas emissões, além de outros temas, como riscos e governança climática.
Gestão de riscos
Em 2020, realizamos nosso primeiro estudo de vulnerabilidade climática, com foco nos Centros de Distribuição. Em 2022, demos início à integração do tema aos processos de gestão de risco ligados à governança do negócio. Já em 2023, aprofundamos o estudo ao analisar os riscos climáticos e como eles impactam o negócio, em 100% das nossas operações (farmácias, CDs e Campus RD Saúde).
A partir dos estudos, identificamos oportunidades de atuação relevantes para a RD Saúde diante do desafio climático, como investimentos no desenvolvimento de produtos, serviços e processos mais sustentáveis (com baixos índices de emissão) e migração para consumo de energia elétrica de baixo carbono. Para saber os detalhes da metodologia e resultados do estudo de riscos e oportunidades climáticas, bem como quais foram os cenários utilizados e as unidades consideradas, visite a aba do TCFD deste painel.
Ações na busca pela descarbonização
Desde 2021, temos avançado na utilização de caminhões elétricos para a realização de entregas B2B, o trajeto entre os Centros de Distribuição e as farmácias. Além disso, parte da frota passou a utilizar diesel S10, combustível menos intensivo em carbono. Em 2023, trabalhamos para fortalecer as parcerias com as empresas de entrega last mile, para aumentar a utilização de modais mais sustentáveis.
Além disso, em 2023, passamos de 45% para 72% das operações abastecidas por energia renovável. Nossa meta é garantir que 100% de nosso consumo de energia elétrica seja de fontes renováveis até 2030.
Por fim, reforçamos que o tema de Ações pelo Clima integram nossa agenda de Compromissos 2030. Veja mais detalhes na aba Compromissos 2030 (inserir link).
Confira mais detalhes das nossas ações pelo clima nos indicadores GRI relacionados neste painel ou no Relatório Anual e de Sustentabilidade.
• Política Ambiental e de Segurança e Saúde Ocupacional
• Política de Eficiência Energética