Consumo de energia – especificado por fontes – de toda a rede de farmácias, sobretudo para iluminação e refrigeração, e de combustíveis pelas operações logísticas, além do consumo de água pelas operações das farmácias, pelos centros de distribuição e pelo corporativo.
Comunidades, fornecedores, funcionários(as), sociedade
GRI 302: Energia
GRI 303: Água e efluentes
SASB HC-DR-130a.1
Consumo de energia
Temos uma abordagem em relação à eficiência energética, baseada em duas principais frentes de atuação:
• Iniciativas para reduzir o consumo nas unidades, por meio da modernização da infraestrutura física e equipamentos e de programas de conscientização para nossa gente e clientes;
• Ações com foco no aumento do consumo de energia proveniente de fontes renováveis.
Em 2023, mantivemos 100% de nossa iluminação com lâmpadas LED e seguimos implementando os otimizadores de corrente elétrica, que controlam o consumo de energia elétrica das farmácias, identificando e reduzindo o desperdício de energia.
Mantivemos o programa de substituição de equipamentos de ar-condicionado para o modelo “inverter” e, até o momento, 78% das farmácias já contam com a tecnologia de menor consumo energético.
Além disso, os CDs de Gravataí/Galpão 4 e Guarulhos/Galpões 3A e 3B possuem a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que atesta a adoção de práticas de construção para uma operação mais ecoeficiente e sustentável.
Pegada hídrica
Como a maior parte das nossas operações está posicionada no varejo, não temos grandes impactos no uso de água, sendo restrito ao consumo das nossas pessoas, à higiene pessoal e à limpeza das unidades (Campus RD Saúde, CDs e farmácias).
Nossa interação com a água, portanto, se dá de maneira não intensiva, sem nenhum consumo direcionado à produção ou a processos industriais e com abastecimento feito por concessionárias estaduais, caminhões-pipa e, em dois CDs (Embu e São José dos Pinhais), por meio de poço artesiano. Ainda assim, mantemos métricas de monitoramento e realizamos ações de adequação de infraestrutura e conscientização dos times, com o objetivo de reduzir o uso e o consumo de água.
• Política de Eficiência Energética