Para garantir que nossos Centros de Distribuição não recebam medicamentos comprometidos, utilizamos uma lista de restrição que reúne todos os medicamentos com histórico de problemas. Durante o processo de recebimento, realizamos uma amostragem das caixas de medicamentos não controlados para inspeção, enquanto 100% das caixas de medicamentos controlados são inspecionadas. Para isso, utilizamos um checklist de auditoria e, caso algum medicamento comprometido seja encontrado nas caixas amostradas, abrimos 100% do lote recebido. Em relação à validade dos medicamentos, nosso sistema bloqueia automaticamente o recebimento de itens com validade inferior a um ano. Alertamos os fornecedores sobre ocorrências recorrentes de comprometimentos para que possam tomar as devidas providências e evitar novos casos.
Também possuímos o controle de recalls de medicamentos, tanto para os Centros de Distribuição quanto para as farmácias. Nos CDs, realizamos a separação dos itens em recall em uma área onde não ocorre faturamento, para que esses itens não sejam transportados para as farmácias. Já para produtos que já se encontram nas farmácias, realizamos a notificação das unidades por meio do LEA, e a equipe é responsável por realizar a remoção dos produtos das gôndolas e separação para recolhimento.
Mensalmente, nossa equipe de Supply Chain realiza um mapeamento detalhado das principais previsões de perdas nos Centros de Distribuição (CDs). Esse processo é fundamental para colaborar com as áreas Comercial e de Pricing, permitindo a implementação de ações eficazes para a redução de perdas. Uma das frentes prioritárias é a identificação de produtos com validade curta, o que nos permite negociar ressarcimentos ou adotar outras medidas com nossos parceiros comerciais. Para aprimorar essa gestão, implementamos melhorias no sistema de Gestão de Cadastros, que agora inclui informações sobre a validade dos produtos. Além disso, estabelecemos um fluxo para o manejo de desvios de qualidade e recalls, acelerando a retirada de itens problemáticos de nossos estoques. O processo de transferência entre os CDs localizados no estado de São Paulo, onde está concentrado nosso maior volume de produtos, continua consistente e operando semanalmente. O principal objetivo desse fluxo é equilibrar os estoques, evitando a recompra de produtos que já estão disponíveis em outros CDs.
Nas farmácias, o processo de transferência entre filiais permite que uma unidade com excesso de um determinado produto transfira o item para outra que apresenta um histórico de vendas mais robusto. Também realizamos ações de precificação, priorizando itens que não têm vendas há mais de 10 meses. Para manter esse processo eficaz, fortalecemos a parceria com a equipe de Operações de Farmácias, focando na análise de resultados, na elaboração de ações de melhoria e no acompanhamento da execução nas farmácias.
Adicionalmente, implementamos duas iniciativas para reduzir perdas nas farmácias. A primeira envolve a gestão de excessos de produtos que não têm ressarcimento com os parceiros comerciais. Avaliamos o tempo em que esses produtos estão em excesso e criamos ações promocionais para minimizar as perdas. A segunda iniciativa é uma promoção direcionada a nossos clientes, focada em produtos com validade curta, o que ajuda a reduzir a geração de perdas e a necessidade de incineração. Por fim, destacamos o Projeto DOA, que visa à doação de produtos com pequenas variações nas embalagens ou com datas de vencimento próximas, mas ainda adequados para uso. Esses produtos são destinados a organizações parceiras, sem custo algum, contribuindo para a responsabilidade social da nossa empresa.