Acreditamos que nosso compromisso com as melhores práticas de governança corporativa nos ajuda a garantir a sustentabilidade do negócio e o atendimento aos interesses de todos os públicos da RD Saúde: clientes, investidores, fornecedores, funcionários(as), comunidade, governo, sindicatos e entidades de classe, dentre outros.
Mantemos uma relação ética e sólida com esses públicos, assegurando que todos tenham acesso às informações necessárias e sejam tratados de forma justa e consistente.
Nosso Estatuto Social também estabelece que as decisões tomadas por acionistas e administradores sempre considerem os interesses de curto e longo prazos da RD Saúde e de seus acionistas, bem como os efeitos econômicos, sociais, ambientais e jurídicos, de curto e longo prazos, em relação aos nossos profissionais, terceiros(as), fornecedores, consumidores e credores da empresa e de suas subsidiárias, além das comunidades em que atuamos.
Assembleia Geral de Acionistas
Reúne os acionistas anualmente, de maneira ordinária, e extraordinariamente, sempre que convocada, para aprovação de temas relevantes da Companhia, pautados pelas regras do Estatuto Social e demais normas legais.
Conselho Fiscal (CF)
Órgão permanente, composto por quatro membros e seus suplentes. Examina as Demonstrações Financeiras da Companhia e a regularidade dos atos praticados pelos administradores, dentre outras atribuições.
Os membros titulares e seus respectivos suplentes são: Adeildo Paulino (Vivian do Valle Souza Leão Mikui); Antônio Edson Maciel dos Santos (Alessandra Eloy Gadelha); Gilberto Lerio (Flavio Stamm); e Paulo Sérgio Buzaid Tohmé (Mário Antonio Luiz Corrêa).
Conselho de Administração (CA)
Tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da RD Saúde e orientar sobre temas que impactam a sustentabilidade do negócio, atuando como guardião da essência e cultura interna e dos interesses dos stakeholders, quais sejam os acionistas, funcionários(as), clientes e a sociedade.
Em 2023, a RD Saúde contava com 11 conselheiros(as) titulares, dos quais cinco independentes (45%) e três mulheres (27%), eleitos em Assembleia Geral de Acionistas para mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição. A cada renovação de mandato, os Conselheiros elegem o Presidente do Conselho e também o seu Vice-Presidente, a quem compete substituir o Presidente em eventuais impedimentos.
Os membros são: Antonio Carlos Pipponzi (Presidente do Conselho); Cristiana Almeida Pipponzi (efetivo não executivo); Philipp Paul Marie Povel (independente); Plínio Villares Musetti (não executivo); Denise Soares dos Santos (independente); Marco Ambrogio Crespi Bonomi (independente); Sylvia de Souza Leão Wanderley (independente); Eduardo Azevedo Marques de Alvarenga (independente); Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho (não executivo); Carlos Pires Oliveira Dias (não executivo); e Renato Pires Oliveira Dias (não executivo).
Comitê de Finanças
Assessora o Conselho em temas estratégicos para a saúde financeira do negócio, tendo em vista o cumprimento do orçamento e dos resultados. Auxilia na análise das conjunturas econômica e mundial e de seus potenciais reflexos financeiros internos. Também avalia, discute e elabora recomendações quanto à política financeira proposta pela Diretoria.
Em 2023, os membros eram: Plínio Villares Musetti (líder); Cristiana Almeida Pipponzi (conselheira); Maria Fernanda dos Santos Teixeira (consultora externa); Antonio Carlos Pipponzi (Presidente do Conselho); Marco Ambrogio Crespi Bonomi (conselheiro); e Pedro Guilherme Zan (consultor externo).
Comitê de Auditoria
De natureza não estatutária, é composto por três membros independentes. É responsável por analisar as demonstrações financeiras e supervisionar as atividades de gestão de riscos, auditoria interna, compliance, controles internos, gestão de dados e segurança cibernética, relacionamentos com as partes relacionadas e gestão do Canal Conversa
Ética. O órgão é assessorado por três comitês de gestão. São eles: Ética, LGPD e Riscos.
Os membros são: Maria Fernanda dos Santos Teixeira (líder independente); Sylvia de Souza Leão Wanderley (conselheira independente); e Pedro Guilherme Zan (consultor externo, especialista em contabilidade societária).
Comitê de Pessoas
Analisa e recomenda candidatos ao Conselho e Diretoria e realiza a avaliação de desempenho, indicação, sucessão e remuneração de executivos e administradores, além da estratégia geral de recursos humanos, com foco em atração e retenção de talentos.
Os membros são: Sylvia de Souza Leão Wanderley (líder - conselheira independente); Antonio Carlos Pipponzi (Presidente do Conselho); Cristiana Almeida Pipponzi (conselheira); Plínio Villares Musetti (conselheiro); Renato Pires Oliveira Dias (conselheiro); e Marco Ambrogio Crespi Bonomi (conselheiro independente).
Comitê de Sustentabilidade
Responsável por acompanhar, atualizar e validar as diretrizes, estratégias e compromissos para o desenvolvimento sustentável, considerando os riscos e oportunidades ESG, incluindo a agenda climática, além de supervisionar os trabalhos da Diretoria de Sustentabilidade. Seu reporte ao Conselho garante que o órgão máximo de governança da Companhia tenha um acompanhamento próximo dos riscos e oportunidades socioambientais e climáticos.
Os membros são: Cristiana Almeida Pipponzi (líder); Olga Stankevicius Colpo (consultora externa independente); Rodrigo Wright Pipponzi (consultor externo); Plínio Villares Musetti (conselheiro); e Sylvia de Souza Leão Wanderley (conselheira independente).
Comitê de Estratégias e Saúde
Focado no acompanhamento e planejamento da Estratégia 2025 e Ambição 2030 e na busca contínua por inovação no negócio para ampliar nossa atuação no setor.
Em 2023, os membros são: Cristiana Almeida Pipponzi (colíder); Marco Ambrogio Crespi Bonomi (colíder); Felipe Elias Ribeiro David (consultor externo e independente); Antonio Carlos Pipponzi (Presidente do Conselho); Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho (conselheiro); Eduardo Azevedo Marques de Alvarenga (conselheiro); Denise Soares dos Santos (conselheira); Philipp Paul Marie Povel (conselheiro); e Sylvia de Souza Leão Wanderley (conselheira).
Diretoria Estatutária
Responsável pela gestão executiva da Companhia e a execução da estratégia, conta com oito membros eleitos pelo Conselho, com mandatos de dois anos e reeleição permitida. Atualmente, a Diretoria é liderada pelo Diretor-Presidente (CEO), que não acumula cargo no Conselho de Administração, e composta por Vice-Presidências (VPs) dedicadas a temaschave da estratégia.
Os membros da Diretoria Estatutária são: Marcilio D’Amico Pousada (CEO); Antonio Carlos Coelho (VP Financeiro e Administrativo); Bruno Wright Pipponzi (VP de Negócios de Saúde); Eugênio De Zagottis (VP de Planejamento Corporativo, RI e M&A); Fernando Kozel Varela (VP de Transformação Digital); Marcello De Zagottis (VP Comercial e Marketing); Maria Susana de Souza (VP de Gente, Cultura e Sustentabilidade); e Renato Cepollina Raduan (VP de Operações de Loja, Multicanal e Expansão na empresa RD Saúde).
A gestão dos impactos da Companhia na economia, no meio ambiente e na sociedade é uma responsabilidade compartilhada na esfera executiva por todos os membros da Diretoria, como previsto no nosso estatuto social.
* Em maio de 2024, a composição da Diretoria foi alterada em razão da saída do Sr. Eugênio De Zagottis.