Para nos apoiar na gestão de resíduos, contratamos empresas terceirizadas que fazem a coleta e correta destinação dos resíduos nas operações dos CDs e do Campus RD Saúde, além da coleta e correta destinação dos itens perigosos nas farmácias.
Utilizamos um sistema de informações, gerido pela área de Sustentabilidade, para monitorar os indicadores e garantir a conformidade com as regulamentações aplicáveis.
Em 2023, iniciamos um projeto-piloto em 20 farmácias para fazer a gestão dos resíduos comuns gerados, utilizando como premissa aterro zero. A ideia é identificar a quantidade de resíduos recicláveis e não recicláveis gerados e implementar melhorias nos processos, que irão resultar na diminuição da quantidade de resíduos gerados.
Além disso, com o Programa Descarte Consciente, oferecemos aos clientes a possibilidade de descartarem medicamentos vencidos ou em desuso e suas bulas e embalagens em 100% de nossas farmácias. Todos os medicamentos coletados nas farmácias são enviados aos CDs e, posteriormente, em data programada, são coletados por empresa homologada pela indústria farmacêutica e levados para incineração.
Todo esse processo de logística reversa é regulamentado pelo Decreto Federal nº 10.388, de 5 de junho de 2020, que estabelece as diretrizes e responsabilidades das fabricantes e comercializadoras de medicamentos.
Munir os nossos profissionais de todo o conhecimento necessário para lidar com essa demanda de trabalho em nossas farmácias também é essencial para o sucesso do programa. Temos o compromisso de continuar garantindo a cobertura de 100% das farmácias com o Descarte Consciente e atingir o montante de 3 mil toneladas de resíduos medicamentosos coletados até 2030.
Desde 2021, já acumulamos o total de 613 toneladas descartadas. Para atingirmos o nosso compromisso, é fundamental engajar os clientes e a sociedade. Por isso, investimos anualmente em campanhas de conscientização com o propósito de influenciar cada vez mais pessoas a realizarem o descarte correto de seus medicamentos. Para acompanhar trimestralmente os resultados desse compromisso, acesse a aba de Compromissos 2030. (link para a aba)
Nossas farmácias também servem à sociedade como Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de pilhas e baterias, atendendo ao exigido pela Resolução Conama nº 401, de 4 de novembro de 2008, em relação ao papel do comerciante no recolhimento desses itens descartados pela população. O programa é realizado em parceria com a Green Eletron, gestora para logística reversa de eletrônicos, e está presente em 100% das farmácias. Após a coleta e destinação de pilhas e baterias para os nossos CDs, trabalhamos com uma empresa terceirizada especializada na reciclagem. Em 2023, totalizamos 9,54 toneladas de pilhas e baterias destinadas adequadamente para disposição final.
Medicamentos vencidos ou em desuso (t) | |
2021 | 137 |
2022 | 192 |
2023 | 284 |