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Saúde e Segurança do Trabalho
GRI 403-2
Identificação de periculosidade, avaliação de riscos e investigação de incidentes

O Programa de Gerenciamento de Riscos, coordenado pela área de Saúde e Segurança Ocupacional, é responsável por identificar, classificar e gerenciar os perigos e riscos ocupacionais, além de analisar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Todas as situações constam na Matriz de Riscos Corporativos e são monitoradas, ainda, pelo Comitê de Riscos da RD Saúde. Com a identificação dos principais perigos e riscos, é possível adotar políticas, programas de saúde e segurança e medidas preventivas para garantir a integridade e o bem-estar do nosso time.

Dentre as principais medidas de prevenção e mitigação dos riscos ocupacionais, destacamos as medidas operacionais e de organização de tarefas, visando à redução dos níveis dos agentes no ambiente de trabalho, treinamentos diversos, campanhas de saúde e segurança do trabalho, Diálogo Diário de Segurança do Trabalho (DDS), procedimentos operacionais, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), exames médicos, medidas indicadas pela área de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho e pelos Programas de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).

Todos os profissionais elegem e são representados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), responsável por comunicar e acompanhar as demandas de segurança do trabalho, inspecionar e relatar riscos identificados. Em paralelo, elaboramos o formulário “Relato de Segurança”, em que nosso time, prestadores de serviços e visitantes podem relatar – anonimamente ou não – situações como incidentes, acidentes e sugestões de melhorias, apoiando a identificação de situações relacionadas à segurança do trabalho e garantindo a consulta e participação de todos.

Garantimos a toda nossa força de trabalho o direito de se recusar a exercer determinada atividade ao identificar alguma situação de perigo. Nesse caso, o profissional deve procurar a área de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, que analisa a situação do risco e, se necessário, aciona o gestor para que providências sejam tomadas. A área é ainda responsável por elaborar um plano de ação para eliminar ou atenuar tal risco.

A partir do aprendizado das ocorrências, promovemos a melhoria contínua e aprimoramos os procedimentos existentes para mitigação de riscos. Adicionalmente, identificamos e atuamos em relação aos riscos por meio da aplicação de formulários de Alerta de Segurança, nos quais os profissionais técnicos podem relatar e alertar sobre condições ou situações que ofereçam algum tipo de risco à integridade física de qualquer pessoa. A partir desses registros, são elaborados planos de ação em conjunto com as áreas.

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