Nossa análise bienal de materialidade, realizada pela última vez em 2022, identifica frentes relevantes e prioritárias de impacto socioambiental relacionadas ao nosso negócio, capturando, de maneira sistemática, riscos, oportunidades e tendências do setor e da sociedade, com base em um estudo aprofundado. Neste painel, você pode conferir detalhes sobre a nossa gestão de cada uma dessas frentes. Confira o indicador 3-1 da aba GRI para mais detalhes sobre a definição dos temas materiais.
Gestão da saúde e segurança dos funcionários, tendo em vista, sobretudo, os principais impactos negativos (quedas de mesmo nível – torção, fratura, escorregão –, acidentes com máquinas empilhadeiras e prateleiras e acidentes de trajeto), além de iniciativas voltadas a promover e acompanhar a saúde integral dos funcionários, nas dimensões física, mental, espiritual, social e ambiental.
Impacto positivo a partir da ampliação da acessibilidade aos serviços de saúde e do reforço do papel da farmácia na atenção primária e na difusão de conhecimento sobre hábitos saudáveis e prevenção de doenças. Responsabilidade pela correta orientação sobre o uso de medicamentos e pelos cuidados para mitigar a comercialização de produtos fora da data de validade, além de cumprir os requisitos de venda de medicamentos controlados e garantir a qualidade dos serviços farmacêuticos ofertados.
Geração de empregos diretos e indiretos onde atuamos, tanto nas farmácias quanto na logística, impactando positivamente não somente nosso time como a economia local, incluindo o pagamento de impostos e tributos. Integrar a equipe RD Saúde também representa para muitos o ingresso no mercado de trabalho e uma oportunidade de desenvolvimento profissional. Além disso, nosso propósito – Juntos por uma sociedade mais saudável – orienta as iniciativas de investimento social para saúde integral nas comunidades.
Programas e ações afirmativas que permitem que uma parcela mais diversa da sociedade e que grupos minorizados tenham oportunidades de emprego, renda, capacitação e desenvolvimento profissional, bem como iniciativas que promovam a inclusão, sobretudo de pessoas negras, com deficiência, LGBTI+, mulheres e público 50+.
Iniciativas para a retenção de funcionários(as), fundamental para a qualidade dos serviços prestados, como práticas de remuneração e ofertas de benefícios, capacitações para desenvolvimento profissional e planos de carreira para o controle da rotatividade, principalmente na área de operações.
Papel da RD Saúde como plataforma de inovação, criadora de modelos de negócio para cuidar da saúde da população, na promoção de produtos com atributos de sustentabilidade e no desenvolvimento da cadeia de valor associada, considerando a expansão dos portfólios das marcas próprias.
Difusão dos princípios que regem o relacionamento entre a RD Saúde e seus stakeholders, incluindo o combate às violações trabalhistas e de direitos humanos na cadeia de fornecedores e a conformidade com leis e regulamentos. O tema considera, ainda, as medidas da RD Saúde para prevenir impactos negativos relacionados ao uso indevido de dados pessoais de clientes, fornecedores e funcionários(as), aos ataques cibernéticos e às falhas nos sistemas.
Medidas de logística reversa e economia circular para reduzir a geração de todos os resíduos na cadeia da RD Saúde, incluindo a distribuição de sacolas plásticas pelas farmácias e o descarte de embalagens e medicamentos pelos clientes.
Medidas para monitorar e reduzir nossas emissões, inclusive no escopo 3, bem como enfrentar as ameaças das alterações climáticas.
Consumo de energia – especificado por fontes – de toda a rede de farmácias, sobretudo para iluminação e refrigeração, e de combustíveis pelas operações logísticas, além do consumo de água pelas operações das farmácias, pelos centros de distribuição e pelo corporativo.