Acessibilidade
A+
A-
Institucional

TCFD

Início > TCFD > Estratégia
Dados referentes a 2023
Visão geral Estratégia Gestão de risco Governança Métricas e metas

Estratégia

a) Descreva os riscos e oportunidades relacionados com o clima que a organização identificou a curto, médio e longo prazo.

Em 2023, aprofundamos nossa análise dos riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas para todas as operações. No estudo, buscamos identificar os principais riscos físicos e de transição, além das principais oportunidades para a Companhia alinhadas com uma estratégia de baixo carbono. Para os riscos físicos, foram consideradas sete ameaças: ondas de calor, inundações fluviais, proliferação de vetores, vendavais, deslizamentos, aumento do nível do mar e incêndios. Para as farmácias, as ameaças de vendavais e ondas de calor apresentaram a maior quantidade de ativos com risco crítico. Em relação aos CDs e ao Campus RD Saúde, as ameaças mais críticas foram tempestades de vento, ondas de calor e incêndios. Quanto aos riscos de transição, os maiores foram: pressão para adoção de metas voluntárias de descarbonização; precificação de carbono; e responsabilidade por ações de fornecedores e/ou prestadores de serviço sem metas climáticas e ESG. As principais oportunidades identificadas foram: investimentos no desenvolvimento de produtos, serviços e processos mais susstentáveis (baixos índices de emissão); desenvolvimento de pontos de recarga de veículos elétricos nas farmácias; e migração para consumo de energia elétrica de baixo carbono.

b) Descreva os impactos dos riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas sobre os negócios, a estratégia e o planejamento financeiro da organização.

Os riscos e oportunidades climáticas influenciaram a construção da visão de longo prazo da Companhia, principalmente na definição dos compromissos de sustentabilidade para 2030, que impactam e norteiam a estratégia da nossa operação. O planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo relacionado com despesas diretas e indiretas também tem sido influenciado pelos riscos e oportunidades climáticas. A aquisição de caminhões elétricos e a adoção de medidas de maior eficiência energética, por exemplo, demandam investimentos que são calculados e previstos no orçamento anual da organização. Além disso, diversas áreas, como Expansão, Engenharia, Seguros e Operações de farmácias, já têm planos de ação implementados para monitorar, prevenir e endereçar ocorrências climáticas, conforme descrito nas páginas 41 e 42

c) Descrever a resiliência da estratégia da organização, tendo em consideração diferentes cenários relacionados com o clima, incluindo um cenário de 2 °C ou menos.

A RD Saúde desenvolveu uma estratégia consistente de mitigação e adaptação (página 95), que traz resiliência ao negócio diante das mudanças climáticas: temos alto percentual de consumo de energia elétrica de fontes renováveis e implantamos soluções de eficiência energética (página. 96); investimos na formação dos nossos motoristas próprios e na otimização de processos para aumentar a eficiência dos veículos (página 96); ampliamos o volume de entregas last mile realizadas por modais menos poluentes (página 96); adquirimos caminhões elétricos para nossa frota (página 96); temos trabalhado próximo dos nossos fornecedores para engajá-los na agenda climática (página 94); e adotamos metas públicas de redução das emissões e engajamento da cadeia de valor (página 92).

© 2024 RaiaDrogasil – Todos os direitos reservados.  |  Produzido por Plank
Português Português English English