Acessibilidade
A+
A-
Institucional

TCFD

Início > TCFD > Gestão de risco
Dados referentes a 2024
Visão geral Estratégia Gestão de risco Governança Métricas e metas

Gestão de risco

a) Descreva os processos utilizados pela organização para identificar e avaliar os riscos relacionados às mudanças climáticas.

Para garantir uma abordagem estruturada e embasada na ciência, conduzimos um estudo detalhado sobre os riscos climáticos que envolveu todos os nossos ativos operacionais, em 2024, incluindo o Campus RD Saúde, 14 Centros de Distribuição e 3.230 farmácias.


Os riscos físicos e de transição foram mapeados em conjunto com as áreas de negócio, analisados quanto ao impacto e à probabilidade de ocorrência e classificados conforme a régua de impacto da Companhia. O estudo utilizou os cenários SSP1-2.6 e SSP3-7.0 do IPCC para riscos físicos, e SSP2-4.5, SSP1-2.6 e SSP1-1.9 do IEA para riscos de transição, cobrindo um horizonte temporal de 2030 a 2050.

b) Descreva os processos utilizados pela organização para gerenciar os riscos relacionados às mudanças climáticas.

A revisão e o monitoramento dos riscos da RD Saúde (incluindo os riscos climáticos) são realizados, sobretudo, pelo Comitê de Gestão de Riscos, órgão de assessoramento à Diretoria, no qual são estabelecidos encontros periódicos e específicos para acompanhamento dos riscos, de acordo com sua natureza. Essa fase contempla o acompanhamento dos indicadores-chave de riscos (KRIs), a evolução dos planos de ação definidos previamente pelos responsáveis pela condução dos respectivos riscos e a definição de novas ações para condução e/ou mitigação. O monitoramento é realizado como pauta permanente do Comitê de Gestão de Riscos para os riscos altos e muito altos, que são reportados para o Comitê de Auditoria de acordo com sua criticidade; os riscos médios e baixos são discutidos conforme a necessidade. Adicionalmente, a Companhia mantém atividades contínuas de monitoramento, realizadas pela Gerência de Gestão de Riscos, e avaliações independentes, realizadas pela área de Auditoria Interna ou por empresas terceirizadas (auditoria externa). Realizamos, também, com o envolvimento da Diretoria Executiva, Comitê de Auditoria e Conselho de Administração, a revisão anual dos riscos, para reavaliar o alinhamento à sua estratégia e a verificação contínua da implementação e dos resultados das medidas mitigadoras.

c) Descreva como os processos utilizados pela organização para identificar, avaliar e gerenciar os riscos relacionados às mudanças climáticas são integrados à gestão geral de riscos da organização.

Desde 2022, passamos a incluir os riscos climáticos na matriz de riscos da Companhia. A equipe de Gestão de Riscos promove o alinhamento contínuo com a área de Sustentabilidade e as áreas de negócio diretamente envolvidas para tratar e monitorar os riscos climáticos.

© 2025 RaiaDrogasil – Todos os direitos reservados. Produzido por Plank