Acessibilidade
A+
A-
Institucional

TCFD

Início > TCFD > Métricas e metas
Dados referentes a 2023
Visão geral Estratégia Gestão de risco Governança Métricas e metas

Métricas e metas

a) Informe as métricas utilizadas pela organização para avaliar os riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas, de acordo com sua estratégia e seu processo de gestão de riscos.

Avaliamos os riscos e oportunidades tomando como parâmetros o impacto no negócio e a probabilidade de materialização dos riscos e oportunidades. Assim, a classificação é realizada pela combinação de impacto e probabilidade, conforme a matriz de riscos e oportunidades definidos pela Companhia. A avaliação de impacto considera critérios quantitativos (financeiros) e qualitativos (imagem e reputação, saúde e segurança, compliance e ESG). O impacto do risco/oportunidade pode ser classificado como “Muito Alto”, “Alto”, “Médio” e “Baixo”. A probabilidade de materialização apresenta as mesmas classificações, considerando os horizontes de curto, médio e longo prazo definidos pela empresa. Saiba mais na página 95.

b) Informe as emissões de gases de efeito estufa de Escopo 1, Escopo 2 e, se for o caso, Escopo 3, e os riscos relacionados a elas.

Saiba mais na página 98. Os riscos atrelados às emissões de GEE, incluem: i) riscos físicos: ondas de calor, inundações fluviais, proliferação de vetores, vendavais, deslizamentos, aumento do nível do mar e incêndios; ii) riscos de transição: precificação do carbono, custo dos combustíveis fósseis, exposição a litígios climáticos, descumprimento das exigências de divulgações financeiras relacionadas ao clima, descumprimento das exigências de divulgação de emissões e de substituição de fluidos refrigerantes por tecnologias de menor emissão, responsabilização por ação de fornecedores e/ou prestadores de serviços sem metas climáticas e ESG, e pressão por adoção de metas voluntárias de descarbonização.

c) Descreva as metas utilizadas pela organização para gerenciar os riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas, e o desempenho com relação a tais metas.

Em 2023, revisitamos os nossos compromissos de sustentabilidade para 2030 e atualizamos nossas metas relacionadas à agenda climática. Assumimos os compromissos de: i) reduzir as emissões de GEE de escopo 1 e escopo 2 abaixo do patamar de 1,5 oC, tendo como ano-base 2021; e ii) engajar fornecedores responsáveis pelas emissões de bens e serviços adquiridos (Categoria 1) a terem metas baseadas na ciência até 2030 (saiba mais na página 94). Além desses compromissos, em 2023 também tivemos como metas para a Companhia a evolução de desempenho no questionário de mudanças climáticas do CDP e a permanência na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), ambas atreladas à remuneração variável de todos os funcionários do corporativo. Algumas áreas também tiveram metas específicas, como o time de Sustentabilidade, que teve metas relacionadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e a equipe de Engenharia, com metas relacionadas à aquisição de energia de fontes renováveis. Saiba mais na página 93.

© 2024 RaiaDrogasil – Todos os direitos reservados.  |  Produzido por Plank
Português Português English English